Uma pesquisa recente apontou que metade dos brasileiros não investe; 68% dos que investem aplicam na poupança. Ainda, a parcela da população que investe em produtos financeiros como títulos, ações e moedas não passa dos 5%.
Esse cenário evidencia que ainda há muito a ser explorado na oferta de produtos e serviços financeiros para os brasileiros, como os investimentos.
Dentro desse contexto, a BDM criou assistentes de Inteligência Artificial que são capazes de recomendar produtos e serviços personalizados para os clientes das instituições financeiras e seguradoras a partir da interpretação dos seus perfis e hábitos de consumo.
Uma das oportunidades exploradas por essa solução é a identificação de lançamentos nos extratos bancários, declarações de imposto de renda e faturas de cartões de crédito, com o objetivo de reconhecer com precisão: tipos de gastos, bens, estabelecimentos de interesse, distribuição do orçamento por categorias e outras informações que gerem insights para ofertas de produtos e serviços. Um exemplo? Um cliente que tem gastos recorrentes com serviços de transporte por aplicativo, como o Uber, poderiam se interessar por proteger os seus dispositivos e aparelhos celulares com seguros, além de se interessarem por um consórcio veicular, caso ainda não tenham um veículo próprio. Para termos uma dimensão do tamanho desta primeira oportunidade, estima-se que apenas 11% dos brasileiros possuem um seguro contra furto ou roubo de seus smartphones. Quanto o acesso a investimentos adequados, sejam esses de curto prazo ou baixo risco, a nossa Inteligência Artificial também é capaz de recomendar os produtos que sejam mais interessantes, de acordo com o perfil de clientes e o portifólio da instituição.
Como a LOUIS para Finanças, tem ajudado instituições financeiras e seguradoras nesse exemplo?
Benefícios para instituições financeiras
- Menor risco de fraudes e prejuízos financeiros, já que celulares segurados dificultam o acesso a contas bancárias por criminosos em caso de roubo.
- Fidelização de clientes, ao oferecer seguros de celular como um benefício adicional, agregando valor aos serviços bancários.
- Possibilidade de parcerias com seguradoras para oferta de seguros de celular em conjunto com os produtos financeiros.
Benefícios para seguradoras
- Expansão da base de clientes, com a oferta de seguros de celular como um produto acessível e de grande demanda.
- Fidelização de clientes, ao oferecer um serviço de valor agregado junto aos seguros tradicionais.
- Oportunidade de inovação em produtos e serviços, desenvolvendo seguros de celular com coberturas diferenciadas.
Com o LOUIS para Finanças, tanto instituições financeiras quanto seguradoras passaram a se beneficiar dessas oportunidades, seja através da redução de riscos, fidelização de clientes, parcerias estratégicas ou expansão de negócios, viabilizando a oferta de novas modalidades de seguros, por exemplo.
Mesmo com a evolução do Open Finance, a interpretação de dados do perfil do cliente a partir da análise das transações financeiras continua sendo uma dor bem como uma oportunidade para a hiperpersonalização de produtos e serviços.
Independentemente do formato ou fonte destes dados transacionais, a solução LOUIS para Finanças é a ideal para permitir uma compreensão profunda sobre o perfil do cliente e as oportunidades de ofertas de novos produtos e serviços.
Interessado em ter uma solução semelhante em sua empresa? Entre em contato agora.