- Categoria:
- Documentos Societários
- Empresa:
- Bradesco e inovabra
- Data:
- Julho, 2019
- ROI:
- R$ 24 milhões em 5 anos
Os processos de abertura de conta de pessoa jurídica, manutenção e contratação de crédito em instituições financeiras precisam de uma avaliação minuciosa dos documentos societários para se evitar fraude e confirmar quem são representantes que podem assinar em nome da empresa.
Trata-se de um processo moroso e extremamente importante nos bancos, demandando horas de recursos de analistas.
A solução LOUIS de Inteligência artificial da BDM extrai as informações de documentos societários como contrato social e procuração e as interpreta, devolvendo as informações de forma estruturada. Importante destacar que tais documentos são o que chamamos de documentos despadronizados – já que cada pessoa jurídica segue seu próprio formato e padrão – mas ainda assim o LOUIS é capaz de interpretá-los, encontrando as informações relevantes onde quer que elas estejam dentro do documento.
Nesse contexto, o banco Bradesco contava com mais de 150 profissionais responsáveis pela análise de 40 mil processos/mês, em um processo manual e dispendioso. Para resolver a situação, o banco lançou em 2019 um desafio via Inovabra.
Contando com a participação de 26 empresas, a BDM foi a vencedora com a solução LOUIS, implantada em cerca de um ano e tornando o Bradesco o primeiro banco no mercado financeiro a aplicar inteligência artificial na análise de documentos complexos, como procurações e contratos societários, extraindo e interpretando as informações a fim de realizar a análise de firmas e poderes.
Como resultado, o esforço operacional foi reduzido em mais de 40%, o que representou uma redução de custos de R$ 24 milhões em 5 anos.
Destaques
Se antes o processo de abertura de contas era extremamente moroso e custoso, hoje é possível que essa realidade seja diferente. O uso correto da Inteligência Artificial aplicada aos negócios é fator transformador e estratégico que deve direcionar o futuro das pessoas e das organizações, dessa forma, IA e humanos podem trabalhar como um time.
Principais ganhos:
- Redução de custos operacionais
- Aumento de produtividade
- Padronização no processo de análise e interpretação de documentos
- Redução de erros operacionais
- Redução no prazo de atendimento
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Esse projeto representou um grande marco por ser o primeiro case de IA aplicada ao back-office do Bradesco. Mais detalhes podem ser conferidos neste relatório integrado e nesta matéria.