O setor financeiro passa por uma revolução impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). Gigantes como Itaú e Nubank lideram essa transformação, adotando a IA como elemento central em suas estratégias.
Por que a IA é essencial Agora?
O potencial transformador que a IA trás para as empresas é semelhante ao impacto da internet e dos dispositivos móveis nas décadas passadas. A experiência do cliente, aprimorada pela digitalização, agora depende da IA para se manter competitiva no mercado.
De acordo com o relatório “Potencial Econômico da IA Generativa” da McKinsey, apesar do potencial exponencial da IA Generativa (GenAI), ainda é desafiador para as startups a habilidade de estruturar seu modelo de negócio usando a tecnologia. O relatório diz que empresas têm o potencial de ver um aumento de 30-45% na produtividade e melhora das experiências do cliente usando IA generativa. Ainda segundo o mesmo relatório, há uma expectativa para os próximos 3 anos de que a IA Generativa (GenAI) mude significativamente a forma como as empresas criam, entregam e capturam valor, conforme declararam 70% dos CEOs entrevistados.
A Era da IA no setor financeiro
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a indústria financeira, indo além da simples otimização de processos. Tem permitido a criação de produtos e serviços inovadores, abrindo um leque de oportunidades para as empresas do setor.
Liderando esse movimento, recentemente, Milton Maluhy Filho (CEO do Itaú Unibanco) declarou que o Banco está se transformando em uma empresa de tecnologia, enquanto o Nubank se posicionou como o primeiro banco AI-First, colocando a IA no centro da sua estratégia de negócios. Mas o que isso significa para o futuro do setor?
O conceito AI-First
Ser “AI-First” significa colocar a IA no centro da estratégia empresarial, desde a criação de produtos e serviços até a tomada de decisões. É como projetar uma casa com sustentabilidade em mente: desde a escolha dos materiais até a integração com o meio ambiente, não apenas considerando se o telhado poderia ter placas solares para aproveitar melhor a energia.
Empresas em Movimento
O Itaú e o Nubank são exemplos de como os bancos estão se adaptando a essa nova realidade. A FebrabanTech 2024 também destacou a importância da estratégia “Beyond Banking”, que define a próxima geração de serviços financeiros impulsionados pela tecnologia. E o que isso significa para você?
Transforme seu Negócio com a IA
Muito além da automação: A nova geração da Inteligência Artificial (IA) vai além de simples automações de processos com robôs (RPAs). Como disse Elon Musk:
Possivelmente o erro mais comum de um engenheiro inteligente é otimizar algo que não deveria existir.
Ao invés de buscar a otimização de processos criados para humanos, por que não elevar suas expectativas e usar a IA para transformar completamente essas tarefas e fluxos de trabalho?
Empresas que priorizam a IA em seus negócios (AI-Firsts) já reconhecem essa tecnologia como um componente fundamental na criação de processos, produtos e estratégias inovadoras.
Nessa frente, precisamos ser o mais híbrido que conseguirmos. Isso significa não ser só um especialista em IA, mas sim do seu mercado. Entender de business, não só de tech. Isso é o principal para não afundar. – Founder, Alumni
Conte com a BDM como sua parceira estratégica na Transformação Digital com IA
À medida que a IA se torna mais poderosa, a estratégia AI-First se tornará ainda mais relevante. Empresas que adotarem essa abordagem estarão mais bem preparadas para competir no futuro digital. Inclusive, na última semana estivemos na FebrabanTech 2024, e nosso sócio fundador, Deric Ferreira, falou um pouco sobre isso.
Quer transformar seu negócio com IA? Vamos conversar sobre como a BDM pode levar sua empresa à próxima geração de inovação tecnológica.